Vejo que você está com um pé quase na Austrália, né? Que delícia! Está pensando em tornar esse sonho realidade e tem algumas dúvidas sobre como comprovar a renda para o seu visto de estudante na Austrália? Você veio ao lugar certo! Vem comigo que vou te explicar tudinho, de um jeito descontraído, como se estivéssemos batendo um papo no meu escritório.
Um detalhe importante, sou Agente Certificada, obtive a certificação em 2008 e de lá para cá foram centenas de vistos aprovados e um tremendo sucesso, mas isso requer bastante atenção e preparação.
Tópicos
Comprovar renda para visto de estudante para a Austrália
Primeiramente, você precisa saber que o visto de estudante é como um passe VIP para entrar na Austrália, te equipara em Direitos com os cidadãos australianos, te permitindo trabalhar e uma série de benefícios. Mas também, te exige cumprir deveres. Mas não vou falar disso agora, fica para um outro momento, para depois que você tiver com o visto nas mãos, mas lembre-se de que se não cumprir os deveres, vai ter alguns problemas sérios.
Mas voltando ao visto, você deve solicitá-lo antes de embarcar, aliás, com muita antecedência, especialmente se for viajar em época de alta temporada.
O bom é que tenha, ainda, uma notícia bem legal: o Brasil subiu de posição no ranking de avaliação da Embaixada da Austrália, o que facilita um bocado as coisas os brasileiros. O ranking do Brasil no momento é Level 1.
O Governo Australiano revisa esse ranking semestralmente, então, tem que estar sempre atento a esse detalhe. Eles avaliam pelo número de brasileiros que obtiveram o visto, concluíram o curso, permaneceram legais (ou “ilegais”) na Austrália, entre outros requisitos.
Comprovar Renda para o Visto: precisa ou não precisa?
Desde que o Brasil alcançou o Level 1 no ranking da Austrália, a necessidade de comprovar renda para o visto de estudante ficou um pouco mais flexível, mas ainda pode ser solicitada após a aplicação do visto.
Ou seja, não é obrigatório apresentar num primeiro momento, mas se exigido, aí, sim! Tem que apresentar. Mas fica tranquilo, essa solicitação tem sido cada vez menos comum.
Caso precise, o valor estimado é de cerca de AUD 1755 por mês de estadia (a partir de 1 de outubro os valores serão reajustados).
Recentemente o primeiro-ministro Anthony Albanese revelou uma série de medidas pensadas para proteger e aprimorar o já super bem estruturado setor de educação internacional do país. Entre elas, o que alterou foi sobre justamente como e quanto comprovar renda para o visto de estudante.
Clique aqui se quiser verificar as alterações.
Ajustes na Comprovação de Renda para o visto em 2023
Prepare-se, pois a partir do dia 1º de outubro, a quantia necessária para comprovação financeira será ajustada para refletir os custos de vida atuais na Austrália. Este é um movimento positivo que visa proteger os intercambistas de possíveis explorações.
Deixa eu explicar melhor!
Quando você tem o visto de estudante você poderá trabalhar na Austrália, e receber por isso. Mas o que o Governo não quer é que você seja explorado e passe por uma situação difícil pois não tem acesso a recursos, caso você não arrume um trabalho.
Daí, a comprovação nada mais é do que verificar se você tem genuinamente acesso a recursos caso precise. Aí é que vem o pulo do gato, esse assunto, dá muito dúvida, mas é assunto para uma outra matéria.
Os detalhes específicos sobre este aumento, e o que isso significa para você, vou colocar aqui, assim que sair.
Vou cobrir aqui alguns pontos, fui certificada pela Austrália em 2008, e de lá pra cá, sempre recebo atualizações, mas se depois de ler, ainda tiver dpuvidas de como comprovar renda para o visto de estudante e quiser falar comigo clique aqui!!
E se pedirem a comprovação de renda?
Se por acaso pedirem para você comprovar renda para o seu visto, você deverá apresentar tudo de uma forma bem rápida, então, não dá para pensar nisso só quando for solicitado.
Você pode usar extratos bancários ou imposto de renda (seu ou dos seus pais) para mostrar que tem fundos suficientes para a sua estadia.
Mas, lembre-se, o ideal é a comprovação do imposto de renda ser feita através dos documentos dos seus pais, cônjuge ou responsável legal, tá? Mas e se for um padrinho ou pessoa mais distante? É possível, sim, também é possível mas muda bastante a forma e o peso que essa comprovação vai ter.
Já tive diversos estudantes, até quando o Brasil era Level 2, que conseguiram o visto utilizando comprovação de parentes e amigos mais distantes, mas isso é um assunto bem complexo e podemos até abordar numa matéria específica.
E se você é realmente um estudante genuíno isso não é um problema, é só uma questão de demonstrar isso.
Mas o que eu vejo por aí, é muitos se autodeclarando ‘especialistas em intercâmbio’ por ter feito um curso fora. Quando procuro na lista de Agentes Certificados pelo Gov. Australiano, não identifico o nome da pessoa.
Quem não só teve uma experiência, mas realmente entende do sistema jurídico de visto da Austrália, estudou e passou na prova! Aí sim, tem condições de te orientar. Então, sempre procure saber se a pessoa é realmente certificada para falar sobre o assunto. Eu fiz a prova em 2008 e de lá pra cá são anos de experiência prática. Ainda no Brasil, pouca gente já investiu em realmente se qualificar, pois tem que estudar, ter um inglês muito bom para entender a legislação e ainda pagar para realizar a prova.
Se ainda tiver alguma dúvida sobre como comprovar a sua renda para o visto, se te solicitarem, pode me chamar: é só clicar aqui!
O Que Mais Preciso Saber?
Guia Completo sobre as melhores escolas
O governo está adotando uma postura mais rigorosa com escolas consideradas de “alto risco”, garantindo assim que sua experiência de intercâmbio seja da mais alta qualidade.
Neste cenário de mudanças, torna-se mais vital do que nunca escolher a instituição de ensino certa.
E quando a gente visita tais escolas, de maior risco, podemos ver a diferença entre o marketing e a realidade. Mas só quem realmente conhece que consegue perceber, afinal de longe, todas parecem iguais, daí, identificar se a escola é o seu perfil é outra coisa.
Mesmo com essa mudança, ainda é necessário mostrar que seu objetivo principal é estudar e depois voltar para o Brasil, mantendo todos os vínculos por aqui.
E se bater qualquer dúvida, estou aqui para te ajudar, sem custo algum ou compromisso. É só clicar aqui! e vamos conversar!
Agora é o Momento!
Com essa facilidade na aplicação do visto, diria que é a hora perfeita para colocar seu plano de estudar e trabalhar na Austrália em ação.
Mas, fique atento porque essa classificação pode mudar nos próximos semestres.
Espero que essas dicas tenham sido úteis! Se tiver qualquer dúvida ou precisar de mais informações, abaixo falo um pouco mais sobre opções de escolas e basta clicar aqui para entrar em contato comigo.
Planeje seu Intercâmbio com quem sabe o que faz
O Governo Australiano tem um processo de certificação para agentes especialistas.E quem investe não só em estudar, pagar pela prova, fazer e passar, mas sobretudo ir nas principais cidades e fazer uma visita técnica surpresa é essencial.
É assim que eu faço. Vou sem avisar, chego de surpresa, e não tem nem como a escola jogar para debaixo do tapete aquela poerinha incômoda.
Isso me garantiu claro um histórico brilhante de aprovações de visto, mas o que mais me deixa feliz é ver quantas vidas foram transformadas com as minhas dicas!
Tenho muito sofá para ficar de graça na Austrália, por que fiz acima de tudo, grandes amigos ao fazer parte do sonho desses intercambistas.
As vezes sou bem chata com documentação, organização, escolha da escola, mas no final, todo mundo acaba me dando razão.
Se tiver na dúvida, pesquise, informe-se, nunca seja precipitado, mas é claro, que tem que ter coragem, se for só um friozinho na barriga, esse sim, é delicioso, sempre quando eu entro no avião eu me lembro da sensação da primeira vez.
Se quiser falar comigo: clique aqui!
Autora: Tati Halabi
“Transformo Vidas Através da Educação Internacional”🚀
Com mais de 20 anos de Experiência em Intercâmbio 🌟
Algumas das qualificações da Tati Halabi
- Australia Qualified Education Agent Counsellor – certificada em Abr-2008
- Canadá Specialist Program – certificada em Mar-2015
- New Zealand Specialist Agent – certificada em Set-2009
- South African Specialist – certificada em Set-2020
- UKBA Student Express Accreditation – Abr-2010
- Certified Universal Orlando Resort Specialist – renovado em Jul-2023
- Walt Disney World Resort Training – renovado em Jul-2023
- VAS Portal Training – Mar-2023